Alguma vez você planejou uma viagem, chegou no local, e se deu conta de que espera uma coisa totalmente diferente?
Bom... eu já, na verdade minhas expectativas estavam totalmente erradas. Não que tenha sido um experiência ruim, mas com certeza bem diferente do que eu esperava.
Alguns anos atrás eu planejei 05 dias de férias, nada especial, ou as férias dos meus sonhos, eu só queria mesmo um tempo longe do trabalho. Eu sempre gostei de viajar sozinha, parece que aproveito mais o tempo e descubro mais coisas. Decidi então ir para a China e ficar uns dias em Hong Kong, caminhar pela cidade, observar os locais, experimentar a comida local, e aprender sobre a cultura Chinesa. Fiz planos de visitar os cassinos de Macau e ir à Ilha de Lantau para ver o Big Buda e os templos. Os dias restantes eu iria ficar na cidade e fazer compras.
Minha primeira surpresa foi logo que desembarquei no aeroporto. Eu tinha que pegar minha mala, pegar o trenzinho para um outro terminal e achar o ônibus do hotel que estava à minha espera. "Não é tão difícil" pensei... Eu não tinha muita certeza qual direção teria que ir e não vi nenhuma placa indicando. Perguntei para um senhor que estava varrendo o chão... e nada de inglês, ele me respondeu em mandarim (infelizmente ainda não falo mandarim), então perguntei para o segurança do aeroporto, e novamente nada de inglês. Eram umas 9 da noite e o check-in do terminal onde eu estava já tinha fechado. Não sei porque eu achei que a maioria das pessoas falariam inglês na China, eu achei que seria como em San Diego, onde todos os chineses que conheço falam inglês. Bom, tive que me virar sozinha e achar o caminho certo, foi quando me liguei e pensei "Meu Deus, estou na China e sozinha".
A segunda surpresa foi na manhã seguinte, quando deixei o hotel e fui para uma caminhada pela cidade. Vi nao somente o que achei que fosse encontrar; arquitetura colonial e templos antigos, alguns com mais de 150 anos, mas também uma imensidão de prédios e monumentos. Vendo fotos eu sabia que iria encontrar prédios modernos, mas não achei que eram tantos. Hong Kong é uma mistura de vidro, aço e mármore, eu realmente me surpreendi com o que encontrei, a cidade é vibrante e de tirar o fôlego, uma maravilha de arquitetura moderna.
Eu tive muitas outras surpresas nos dias que passei na China, por exemplo as enormes feiras de rua, as placas com símbolos (letras) chinesas, o porto super movimentado, o maravilhoso e inesperado sabor da comida, a intensidade dos valores religiosos, os hábitos sociais. Conclusão, mais uma vez, é isso que faz uma viagem; descobertas, experimentos e aprendizado... Agora eu posso conversar sobre a China com mais conhecimento. Eu entendo e consido interagir melhor com Chineses, tudo isso resultado da minha viagem. Toda a experiência e surpresas, me abriu mais a mente e os olhos para uma cultura totalmente diferente da America e da Brasileira.
No comments:
Post a Comment